Enfim o sonho de reformar a casa ou de adquirir um apartamento se concretizou e sabe-se que, nos dias de hoje, é cada vez mais frequente a oferta de imóveis compactos – acompanhados de quartos menores e armários que ocupam um espaço excessivo e sem praticidade.
Então, por que não planejar um closet pequeno e funcional para armazenar suas roupas e acessórios?
Para isso, preparamos algumas dicas e inspirações para você organizar o seu de acordo com as suas necessidades.
A ideia de um closet funcional se resume basicamente em praticidade e organização, nesse sentido, a primeira dica é fazer uma limpeza no seu armário e doar tudo aquilo que não for usar mais, isso te ajudará a ter uma ideia do espaço que irá precisar para armazenar as roupas e os acessórios que decidiu manter.
Fonte: Pinterest
Antes de tudo, um closet costuma ser dividido em três partes: superior, inferior e maleiro. Se tiver portas, 60cm de profundidade, sem portas, 55cm (largura do cabide) e com porta de correr, 66cm. Fora essas medidas, é possível customizar o seu closet da maneira que desejar, por isso confira alguns acessórios que o ajudarão a deixá-lo super prático e elegante.
Fonte: Acervo Inside
As prateleiras são fundamentais na organização do closet. Nelas devem ficar as roupas que não amassam tão facilmente, como lã e linho, além de caixas com objetos ou papeis.
Fonte: Pinterest
Essenciais para guardar os calçados, as sapateiras podem ser feitas em formato de prateleira, estante, gaveteiro e até mesmo nichos, são muitas opções que podem se adequar às suas necessidades.
Fonte: Acervo Inside
As gavetas servem para guardar roupas mais delicadas. Alguns modelos podem ter divisões internas para facilitar a organização de peças íntimas, por exemplo. Uma boa dica também é apostar nas frentes de acrílico ou de vidro para facilitar na visualização sem precisar abri-las. Super prático, não é?!
Fonte: Acervo Inside
Os nichos são perfeitos para representar sua personalidade e tornar o closet mais aconchegante. Servem para guardar bolsas, cachecóis e itens decorativos, por exemplo. Podemos criar divisórias volantes entre prateleiras para armazenar os itens na dimensão do nicho que quiser também!
Fonte: Acervo Inside
Os cabideiros também são uma opção incrível. Com um móvel aberto, permite visualizar facilmente suas roupas, então fica prático deixar nele seus looks prontos da semana!
Fonte: Pinterest
Outro detalhe importantíssimo: a iluminação! Imagine que chato ficar um tempão procurando aquela peça de roupa em um ambiente super escuro ou mal iluminado? Nada prático, né? Portanto, luzes nas partes altas e no interior dos armários são sempre bem-vindas.
Fonte: Pinterest
Não podemos deixar de fora também o espelho, que pode ser tanto uma peça solta no ambiente como utilizado em uma das portas do armário.
Fonte: Acervo Inside
Para finalizar, escolha um assento baixo, como um pufe ou uma poltrona, para quando for colocar o calçado ou algum acessório.
Fonte: Pinterest
Fique por dentro de todas as novidades no nosso blog!
Matéria: Patricia Coelho - Inside Arquitetura & Design
Comments