• Inside Arquitetura&Design

CLOSET: DICAS E IDEIAS PARA OTIMIZAR O ESPAÇO


Enfim o sonho de reformar a casa ou de adquirir um apartamento se concretizou e sabe-se que, nos dias de hoje, é cada vez mais frequente a oferta de imóveis compactos – acompanhados de quartos menores e armários que ocupam um espaço excessivo e sem praticidade.


Então, por que não planejar um closet pequeno e funcional para armazenar suas roupas e acessórios?


Para isso, preparamos algumas dicas e inspirações para você organizar o seu de acordo com as suas necessidades.




A ideia de um closet funcional se resume basicamente em praticidade e organização, nesse sentido, a primeira dica é fazer uma limpeza no seu armário e doar tudo aquilo que não for usar mais, isso te ajudará a ter uma ideia do espaço que irá precisar para armazenar as roupas e os acessórios que decidiu manter.

Fonte: Pinterest




Antes de tudo, um closet costuma ser dividido em três partes: superior, inferior e maleiro. Se tiver portas, 60cm de profundidade, sem portas, 55cm (largura do cabide) e com porta de correr, 66cm. Fora essas medidas, é possível customizar o seu closet da maneira que desejar, por isso confira alguns acessórios que o ajudarão a deixá-lo super prático e elegante.

Fonte: Acervo Inside




As prateleiras são fundamentais na organização do closet. Nelas devem ficar as roupas que não amassam tão facilmente, como lã e linho, além de caixas com objetos ou papeis.

Fonte: Pinterest



Essenciais para guardar os calçados, as sapateiras podem ser feitas em formato de prateleira, estante, gaveteiro e até mesmo nichos, são muitas opções que podem se adequar às suas necessidades.

Fonte: Acervo Inside



As gavetas servem para guardar roupas mais delicadas. Alguns modelos podem ter divisões internas para facilitar a organização de peças íntimas, por exemplo. Uma boa dica também é apostar nas frentes de acrílico ou de vidro para facilitar na visualização sem precisar abri-las. Super prático, não é?!

Fonte: Acervo Inside




Os nichos são perfeitos para representar sua personalidade e tornar o closet mais aconchegante. Servem para guardar bolsas, cachecóis e itens decorativos, por exemplo. Podemos criar divisórias volantes entre prateleiras para armazenar os itens na dimensão do nicho que quiser também!

Fonte: Acervo Inside




Os cabideiros também são uma opção incrível. Com um móvel aberto, permite visualizar facilmente suas roupas, então fica prático deixar nele seus looks prontos da semana!

Fonte: Pinterest




Outro detalhe importantíssimo: a iluminação! Imagine que chato ficar um tempão procurando aquela peça de roupa em um ambiente super escuro ou mal iluminado? Nada prático, né? Portanto, luzes nas partes altas e no interior dos armários são sempre bem-vindas.

Fonte: Pinterest




Não podemos deixar de fora também o espelho, que pode ser tanto uma peça solta no ambiente como utilizado em uma das portas do armário.

Fonte: Acervo Inside




Para finalizar, escolha um assento baixo, como um pufe ou uma poltrona, para quando for colocar o calçado ou algum acessório.

Fonte: Pinterest




Fique por dentro de todas as novidades no nosso blog!


Matéria: Patricia Coelho - Inside Arquitetura & Design




44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo