top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

RENOVANDO SUA CASA COM PAPEL DE PAREDE


 

Papel de parede hoje é um dos artifícios mais populares quando a questão é a renovação de ambientes. Um cômodo pode ser rapidamente transformado de um estilo para o outro apenas com a aplicação dele.


Contudo, é necessário ter cuidado com a escolha para não obter um resultado indesejado. Por isso separamos algumas curiosidade e dicas sobre o papel de parede!


Fonte: Acervo Inside e Pinterest


Além da popularidade e versatilidade, o papel de parede é um tipo de revestimento que auxilia a manter a temperatura do cômodo, por isso ele foi um dos principais recursos usados em países da Europa e norte da Ásia, inclusive em palácios e residências de famílias nobres dessas regiões. Aliás, esse “status” que o papel de parede tem de ser sofisticado perdura até hoje por conta disso.


Aliado a esses fatores, é possível encontrar papéis de parede com matérias-primas mais refinadas além da tradicional de celulose, como é o caso do vinil. Destaca-se também as diversas opções de estampas e texturas que temos hoje, podemos encontrar opções brilhantes, de alto-relevo e até com efeitos em 3D.

Fonte: Acervo Inside e Pinterest



DIFERENTES LOCAIS


Não é só em paredes que o papel pode ser aplicado, existem outras maneiras muito interessantes onde ele pode ser utilizado: como em fundos de nichos, na parte frontal de gaveteiros ou sobre bancadas de móveis. Além de mobiliários, podemos ir além e aplicar em tetos. Apenas ter atenção às emendas na aplicação.


Os papéis são capazes de provocar efeitos muito bonitos e fazer as pessoas olharem o ambiente de forma diferente.

Fonte: Acervo Inside e Pinterest



ÁREAS SECAS


Tradicionalmente, os papéis de parede são usados em quarto e salas. É possível aplicar em todas as paredes na sala, mas o resultado pode ser ainda melhor se aplicado em pontos estratégicos um modelo texturizado que imita concreto ou modelos listrados e geométricos como, por exemplo, atrás do painel de TV.


O mesmo quanto ao quarto, quando aplicado atrás da cabeceira da cama, papéis em tons neutros ou estampas com arabescos. Ainda vale destacar os quartos infantis, é uma boa pedida aplicar papéis com estampas lúdicas ou tons pastéis.

Fonte: Acervo Inside



ÁREAS ÚMIDAS


É possível usar os papeis de parede em áreas úmidas. Não necessariamente em áreas que pode haver acúmulo de água, mas aplicar em lugares estratégicos como usar cores fortes ao fundo da mesa de refeições, o que pode estimular o apetite. Também é interessante aplicar em zonas entre armários suspensos e bancadas.


Quanto aos banheiros, requer um pouco de mais cuidado, melhor usar apenas em lavabos, neste caso, é interessante usar na parede do espelho ou até mesmo nas quatro paredes. Estampas folhadas ou que imitem madeira ou ladrilhos são uma boa pedida.

Fonte: Pinterest




Fica lindo papel de parede na decoração, não acha? Por que não experimentar em sua casa?



Matéria: Heitor Xavier - Inside Arquitetura & Design.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page