SEMANA DE DESIGN MILÃO 2025: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
- Inside Arquitetura&Design
- há 6 dias
- 2 min de leitura

Salone del Mobile deste ano chegou ao fim, mas as maiores tendências do evento estão apenas começando a repercutir em todo o setor (e em breve chegarão à sua casa). Nós te contamos!

Coleção “Weaving Anni Albers”
Os designers apresentaram cada peça como se fosse examinada pelas lentes de um arquivista, completa com documentos históricos, televisores antigos e armários de arquivo de metal repletos de itens cuidadosamente organizados da fundação.
Cada tecido foi exposto em teares, proporcionando ao espectador diferentes pontos de vista para vivenciar a textura, a luz e a cor dentro do espaço organizado, preservando o espírito das tradições artesanais da tecelagem manual.

Sofá-cama e o pufe LIL
Projetados por Christophe Delcourt para a Coleção Particulière de Jerome Aumont, eram uma mistura potente de capricho e praticidade, exibidos flutuando no meio do showroom como ilhas gêmeas rechonchudas. As duas formas assimétricas se complementam mesmo quando não montadas como um quebra-cabeça, permitindo vários arranjos de assentos de forma livre.
Na outra ponta, o sofá modular Great Sofa da Hem, projetado por Philippe Malouin, foi instalado em profundidade dupla ao longo de uma parede, transformando o sofá em um colchão gigante. Novas maneiras divertidas de pensar em assentos!

Criação de Annie Goldsmith
Na Fendi Casa, uma penteadeira estilo anos 70 particularmente luxuosa, que parece uma mesinha simples, se desdobra em um espelho, cadeira de couro e escrivaninha com armários de cada lado.

Lâmpadas-a-Go-Go
A Lasvit apresentou uma nova versão para viagem de sua luminária Miles, projetada pela empresa de renome da Elle Decor, Yabu Pushelberg.

Intersection
Beni apresentou sua nova coleção de tapetes do Studio Ko, em uma antiga fábrica têxtil em ruínas. Exibidos em meio a uma profusão de papéis artisticamente dispostos, máquinas de escrever, máquinas de fax e móveis elegantes inspirados em escritórios se misturam a tapetes de tecelagem responsável, com cinco técnicas distintas de tecelagem.
Voltar ao escritório nunca foi tão convidativo!
DECOMPOR!

A febre por jardins foi um tema constante na Semana de Design de Milão. Na oficina de cerâmica do Laboratorio Paravicini, uma nova série de pratos — Jardin à l'Italienne — apresentou padrões estilizados de topiarias e sebes. Na Villa Borsani, em Alcova, a marca japonesa Noritake exibiu peças de porcelana pintadas à mão com rosas por Faye Toogood, que foi nomeada Designer Elle Deco de 2025 e cultiva rosas em sua casa de campo na Inglaterra. A maior declaração botânica vai para o designer polonês Marcin Rusak, cuja instalação específica em Alcova, em um antigo orquidário nos terrenos da Villa Bagatti Valsecchi, em Varedo, apresentou enormes esculturas de luz em forma de orquídeas em vários estados de decomposição.

Ode à curva assimétrica
Essa regra das curvas já ficou bem clara nos últimos cinco anos. O que nunca foi visto tão claramente é o amor pela curva irregular e assimétrica. A Tribu, por exemplo, produziu dois sofás para área externa com esse formato sinuoso e peculiar, enquanto a LAGO expressa sua busca por dinamismo na mesa Chapeau, fruto da colaboração iniciada em 2024 com Monica Armani.
Fique de olho nos nossos próximos posts para mais inspirações e tendências exclusivas!
Matéria: Caroline Laffront - Inside Arquitetura & Design.
Comments