• Inside Arquitetura&Design

QUADROS


Os quadros (gravuras, fotografias ou pinturas) são capazes de transformar qualquer ambiente!​

Alguns fatores como a altura, a proporção, o tipo de parede e a iluminação do local devem ser levados em conta na escolha da melhor arte, fazendo com que o quadro e sua moldura se integrem de maneira harmoniosa ao ambiente.

A proporção entre paredes, mobiliários e quadros também deve ser observada. Paredes amplas com quadros pequenos fazem com que este fique com uma estética desproporcional. O mesmo vale para o contrário: paredes pequenas com grandes quadros podem acabar resultando em um ambiente pesado.


Conciliar as dimensões dos móveis com as telas se torna uma saída para tais erros, uma vez que o posicionamento do quadro e a sua dimensão farão sentido de acordo com a mobília.


Compor os quadros com outros objetos decorativos é uma excelente estratégia para equilibrar toda a composição.



Neste ambiente a INSIDE Arquitetura & Design optou, por quadros retangulares (a esquerda na foto) produzidos em cores próximas as da parede, e que se destacam pela iluminação direta sobre eles.
Já a direita, pequenos quadros se unem aos objetos decorativos e complementam o ambiente


Outra forma de utilizar os quadros é apoiando-os em móveis. A equipe INSIDE Arquitetura & Design investiu nessa técnica e ainda optou por uma iluminação direta sobre as peças, tornando-as verdadeiros objetos de decoração junto aos castiçais de velas.


Quanto à altura, vale ressaltar que se deve evitar pendurar quadros acima do batente da porta. O ideal é adotar o padrão de altura de 1,60 m, que se adapta ao campo visual tanto de pessoas altas, quanto baixas. Mas sempre utilize o bom senso, mantendo o ponto focal do quadro na altura do observador, independente de seu dimensionamento.


E, como toda regra tem a sua exceção, caso queira explorar pés-direitos altos, sempre tenha a certeza de que a obra estará bem posicionada, de forma que possa ser apreciada pelo observador no ambiente.



Em mais este projeto INSIDE Arquitetura & Design, as proporções do quadro conferem com as do pequeno aparador e justificam a iluminação morna do local, resultando em um ambiente aconchegante.

Nesta decor om variadas fotos mas um único tema, a INSIDE Arquitetura & Design elaborou para os clientes cinéfilos, um “painel de ícones do cinema” no family room.



Por fim, neste office, a INSIDE Arquitetura & Design optou pelos quadros dípticos, ou seja, dois quadros que complementam um ao outro, dando continuidade ao seu desenho.


Matéria: Kelly Mussaqui + Inside Arquitetura & Design

Fotos: Acervo Inside


0 visualização

STUDIO  Avenida Nazaré, 1139 - Cj. 1201 (12º andar) • Ipiranga - São Paulo/SP • CEP 04263-100
LAB 01 - Vila Olimpia - São Paulo/SP  |  LAB 02 - Indaiatuba/SP

Telefone: (11) 2063.1477 • (11) 2062.8662   |   Whatsapp: (11) 9.5658.9622 

ola@insidearquitetura.com.br

 ®2019 GRUPO INSIDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
  • Houzz