• Inside Arquitetura&Design

PENDENTES DECORATIVOS


A grande variedade de materiais e desenhos de cúpulas favorece o design do ambiente, fazendo com que os pendentes se tornem uma peça chave na decoração.

Seja qual for o estilo do cômodo é importante garantir a conciliação do pendente – ou do grupo de pendentes – com as características mais marcantes do local, pois além do diferencial decorativo a principal função é iluminar de forma difusa, radiante ou focada.


Outro fator importante relacionado a luz emitida pelos pendentes é a possibilidade da criação de sombras indesejáveis. Ao definir a necessidade de iluminação do ambiente, vale analisar se o ambiente não será desvalorizado por conta de uma má luminosidade. O material da cúpula – que varia entre tecidos, metais, fibras e muitos outros – pode, também, interferir na claridade do ambiente.

Luminárias com formas inusitadas e cores vibrantes podem contribuir para um espaço mais descontraído. Já as grandes cúpulas em tecido estampado ou lisos podem ser instaladas em ambientes modernos, enquanto peças de fibras naturais e tramas se adaptam em decorações rústicas.



À direita, ao fundo, o pendente em vidro se tornou um ponto focal de iluminação acima da mesa lateral, que complementa este nobre living.




O closet em tons neutros ganha um charme feminino e delicado com esse chandelier em cristais.



Neste nosso projeto, o pendente escolhido compõe com as cores e linhas limpas da decor.



Este pendente de conceito diferenciado foi produzido exclusivamente pela INSIDE Arquitetura & Design e leva um estilo rústico industrial, unindo uma tora de madeira à uma fiação exposta, que alimentam lâmpadas de filamento de carbono.




A sala de estar projetada pela INSIDE Arquitetura & Design conta com um pé direito duplo e um lustre de cristal que complementa a decoração, deixando o ambiente com ima mais clássico.




Em uma pegada mais industrial, estes pendentes desenhados pela INSIDE Arquitetura & Design e executados pela VM Iluminação são as peças coringa nesta varanda gourmet.




A proporção do pendente e a altura de instalação em relação aos móveis também são coisas que devem ser previstas, de forma que não se obstrua o campo de visão das pessoas.

O modelo do pendente vem com o estilo da decoração: lustres e cúpulas em cristal, vidro e tecidos nobres podem facilmente se adaptar ambiente que vai do clássico ao contemporâneo.


Materiais como acrílico e alumínio são normalmente mais utilizados em ambientes contemporâneos, como também jogos de pendentes que agrupam variadas luminárias com alturas ou volumes diferenciados, mas peças idênticas que se alteram em sua disposição.



Matéria: Kelly Mussaqui + Inside Arquitetura & Design

Fotos: Acervo Inside


0 visualização

STUDIO  Avenida Nazaré, 1139 - Cj. 1201 (12º andar) • Ipiranga - São Paulo/SP • CEP 04263-100
LAB 01 - Vila Olimpia - São Paulo/SP  |  LAB 02 - Indaiatuba/SP

Telefone: (11) 2063.1477 • (11) 2062.8662   |   Whatsapp: (11) 9.5658.9622 

ola@insidearquitetura.com.br

 ®2019 GRUPO INSIDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
  • Houzz