• Inside Arquitetura&Design

PAPEL DA ILUMINAÇÃO NO DESIGN DE INTERIORES


Muitos fatores auxiliam um projeto de Design de interiores a chegar em um resultado perfeito. A escolha dos materiais e acabamentos são um deles, e ao serem somados a uma iluminação correta envolve a atmosfera do ambiente em um local muito mais aconchegante, além do projeto ganhar muito mais personalidade.

A luz é essencial em qualquer momento do dia: ao cozinhar, na tranquilidade ao ler um livro... Por esse motivo, um projeto luminotécnico deve ser pensando caso a caso, respeitando as particularidades de cada ambiente.

Existem três tipos de efeitos de iluminação: direta, indireta ou difusa que devem ser levados em conta ao associá-los em cada ambiente. Além disso, hoje o mercado conta com inúmeros tipos de luminárias e lâmpadas que garantem qualquer tipo de efeito desejado podendo assim ressaltar mobiliários, demarcar locais de circulação, enaltecer parte da decoração, entre outros.

É importante ressaltar que a escolha do tipo de iluminação e sua quantidade está totalmente interligado com o layout proposto no projeto. Exceder a quantidade de pontos ou a escolha de luminárias inadequadas é um erro comum na hora de se pensar na iluminação do ambiente. Para não acontecer esse tipo de engano separamos algumas dicas para vocês.



SALAS

A iluminação desse ambiente pode acontecer com a mistura de alguns efeitos de luz. Sendo a sala um local de ampla convivência e permanência, pede uma iluminação geral e eficaz que pode ser composta com luminárias ou até mesmo trilhos com spots.


Um diferencial também é utilizar lâmpadas com um faixo de luz menor faz com que as peças da decoração sejam valorizadas atribuindo elegância ao ambiente.

Fonte: Pinterest

Outra dica é utilizar luminárias de piso perto de poltronas auxiliando a luminosidade nos locais de tranquilidade para leitura.


Fonte: Inside Arquitetura e Design



COZINHA

Neste ambiente a iluminação precisa obrigatoriamente ser eficiente e bem clara. O mais indicado para cozinhas é contar com uma iluminação geral composta por luzes brancas.


Aliado a isso é válido acrescentar fitas de led na marcenaria acima da bancada de trabalho que auxiliará no preparo dos alimentos e  compensará a sombra projetada do usuário, sobre a bancada.

Fonte: Pinterest Fonte: Inside Arquitetura e Design



QUARTO

O quarto é o ambiente que deve ter uma atmosfera aconchegante e relaxante. O ideal é apostar em focos de luzes mais suaves e equilibrados juntamente com uma iluminação geral.


Algo indispensável também é o uso de pontos ao lado da cama, seja ele um abajur, pendente ou luminária. Fitas de led na cabeceira também contribuem com uma atmosfera desejável.

Fonte: Pinterest Fonte: Inside Arquitetura e Design



Na área próxima aos armários de roupas é recomendado uma iluminação mais direcional e pontual para cada nicho, que pode ser feita através de trilhos com spots articulados e movimentados. Se desejar uma mais generalizada, rasgos no forro que recebem fitas de led podem resultar em um bom índice de distribuição de luz.


Fonte: Pinterest Fonte: Inside Arquitetura e Design


BANHEIRO

O banheiro pede uma iluminação geral mais clara, principalmente na área de uso do espelho. Indicamos o uso de lâmpadas blindadas que resistem a umidade e vapor.


Além da iluminação principal, o espelho com efeito eclipse traz elegância e efeito cênico ao ambiente.

Fonte: Inside Arquitetura & Design


Autor: Raquel Coronato - Inside Arquitetura & Design

Agende um horário com a gente!

0 visualização

STUDIO  Avenida Nazaré, 1139 - Cj. 1201 (12º andar) • Ipiranga - São Paulo/SP • CEP 04263-100
LAB 01 - Vila Olimpia - São Paulo/SP  |  LAB 02 - Indaiatuba/SP

Telefone: (11) 2063.1477 • (11) 2062.8662   |   Whatsapp: (11) 9.5658.9622 

ola@insidearquitetura.com.br

 ®2019 GRUPO INSIDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
  • Houzz