Quando o assunto é reforma, uma das maiores preocupações dos moradores é a bagunça e o quebra-quebra inevitáveis, especialmente quando envolve a troca do piso. No entanto, existem diversas maneiras criativas e práticas de renovar o chão da sua casa sem precisar passar por todo esse transtorno.
Se você está pensando em transformar o ambiente, sem o barulho e a sujeira, confira algumas opções que podem ser a solução ideal para o seu projeto!
1- Vinílico clicado
O piso vinílico é a melhor opção para quem quer mudar o ambiente de forma rápida e sem dor de cabeça, por sua facilidade de instalação e limpeza. Como a variedade de padrões e texturas é grande, ele é indicado tanto para ambientes mais clássicos, quanto para os rústicos, contemporâneos, industriais e até mesmo para a casa de praia. Além disso, ainda pode ser usado em espaços com presença de água, como cozinha e banheiro.
O produto é colado diretamente no contra piso, que precisa ter o mínimo de irregularidades e não possuir juntas muito largas para que não apareçam sob a cobertura. Se este for o caso, é preciso antes usar produtos niveladores.
2- Laminado de madeira
A aparência é muito parecida com a do piso anterior. Esse tipo de piso é perfeito para apartamentos, casas e também locais comerciais, sempre que não exista problemas de umidade, pois a grande maioria não é apta para banheiros e cozinhas.
Eles têm padrões e texturas mais limitados, mas a vantagem, além de seu preço mais econômico, é que não há necessidade de nenhum tipo de nivelamento antes de ser assentado sobre outro revestimento.
3- Cimento queimado
Válido para estabelecimento, hotéis, áreas exteriores ou interiores, o cimento queimado é capaz de mudar a aparência de qualquer espaço em poucas horas e com boa resistência ao desgaste. Além disso, por ser um material sem juntas e totalmente impermeável, a limpeza pode ser feita facilmente com água e sabão neutro.
Comparado a outros materiais de revestimento, esse tipo é mais econômico, especialmente em grandes áreas. Apesar de ser resistente, possui certas limitações, por exemplo: não é indicado para locais de alto tráfego e não aceita que arraste móveis, eletrodomésticos e objetos pontiagudos, pois podem causar riscos e marcas no piso.
4- PVC
Impermeáveis, antideslizantes, silenciosos e com um design bonito. Imitam todo tipo de acabamentos e formas e são instalados em poucas horas. Sua grande vantagem é o preço e sua simples instalação, uma opção mais que interessante para casas alugadas ou de veraneio.
Seu principal problema é que estragam com facilidade e são sensíveis a arranhões e abrasão, mas com um pouco de cuidado esse tipo de piso pode oferecer um excelente resultado se a intenção é esperar para investir em um piso de maior durabilidade futuramente.
5- Resina epóxi
Também conhecido como porcelanato líquido, esse material é bem resistente e tem um acabamento lisinho. Sem contar que as versões coloridas deixam o ambiente super original e te desafiam a brincar com as cores dos móveis e objetos de decoração.
Pode ser aplicada sobre diversos tipos de materiais como metal, cerâmica, porcelanato e pedras em geral, azulejo, contrapiso, concreto e cimento queimado. Não é aconselhado sobre assoalho de madeira, pois esses podem se soltar com o tempo danificando o material. Em ambientes integrados e amplos apresenta um ótimo resultado, pois proporciona um acabamento contínuo e sem qualquer tipo de emenda.
Para mais dicas como essa nos acompanhe no Instagram e continue nos acompanhando por aqui!
Matéria: Caroline Laffront - Inside Arquitetura & Design.
Comments