top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

INDUSTRIAL, O ESTILO DAS GRANDES CIDADES


 

O estilo de decoração Industrial se popularizou por evocar um charme “rústico” de galpões industriais em contraste com elementos mais contemporâneos. Esse estilo não é conhecido por ser muito aconchegante, mas possui uma “personalidade” que se destaca no mundo da decoração.


Pode se dizer que desde que esse estilo foi criado, sempre foi uma forte tendência, inclusive criando outros estilos a partir dele. No texto a seguir, vamos apresentar tudo o que precisam saber para aplicar esse estilo em seus lares.




ESPAÇOS AMPLOS E INTEGRADOS


Talvez o traço mais característico desse estilo seja os espaços amplos, sendo sua origem vindo de grandes galpões, que priorizam a otimização dos espaços. Além de acumular funções, os ambientes se misturam, como uma sala e varanda ocupando um só espaço ou uma cozinha se unindo com a sala de jantar.

Esse efeito, sem as divisões tradicionais de uma casa, causa uma amplitude e une as pessoas. A sala, varanda e cozinha se fundem em um só lugar, ideal para receber a família e amigos.

Fonte: Pinterest


ENCANAMENTOS, TUBULAÇÕES E VIGAS APARENTES


O estilo valoriza toda a estrutura aparente, como dito anteriormente. A integração dos ambientes tira a necessidade de esconder vigas e tubulações, otimizando perfeitamente a estética do estilo com a funcionalidade.


As tubulações e fiações aparentes junto com a estrutura em geral é uma característica fundamental para evocar a atmosfera urbana que o estilo Industrial precisa. Essas tubulações podem ter diversos tipos de acabamento, desde metalizados até pintados com uma cor mais neutra, tudo depende do destaque que você o procura, o segredo mesmo é equilibrar esse elemento com acessórios e cores mais chamativos, buscando sempre um resultado que não torne o ambiente sobrecarregado.

Fonte: Pinterest



CONCRETO E TIJOLO NAS PAREDES


A falta de acabamento é uma característica primária das construções o que inspira diretamente o estilo, mas isso não quer dizer que não deva ficar atento ao modo que se utiliza as paredes de tijolo e o cimento.


Tanto o cimento queimado quanto o tijolo aparente podem trazer suavidade a rigidez da estrutura aparente, mescle esses acabamentos com materiais naturais como madeira, tecidos e algodão, esse contraste traz uma sensação acolhedora ao ambiente.

Fonte: Pinterest



ILUMINAÇÃO


Para a iluminação, é sempre bom aproveitar a luz natural, mas é importante investir em pendentes modernos e em bastante trilhos, já que os espaços são amplos, justamente para enriquecer o estilo industrial.

Fonte: Pinterest



PORTAS E JANELAS LARGAS


Para compor o item acima, a iluminação natural passa muito pelas portas e janelas largas características de galpões e fábricas que o estilo se baseia, além disso a circulação de ar também é importante para ambientes espaçosos.


As portas são itens importantes, porque a partir delas que você dará versatilidade aos espaços, podendo trazer amplitude e privacidade. Janelas largas trarão a luz natural, mas atente-se a escolha de seu acabamento, preferindo o aço, ferro ou madeira.

Fonte: Pinterest



MÓVEIS E ACESSÓRIOS


Se não puder incorporar o estilo industrial a estrutura da casa, você ainda pode transformar os ambientes a partir da escolha de móveis e acessórios que o estilo industrial pede.


Para isso, a dica é optar por acabamentos em ferro, aço e madeira maciça. Uma ótima pedida são sofás e poltronas em couro, mesas e bancos em metal e eletrodomésticos em aço inox. Isso irá garantir um ar industrial e moderno.

Fonte: Pinterest



TONS SÓBRIOS E NEUTROS


Os tons sóbrios e neutros do estilo industrial vão compor a maior parte dos ambientes na sua casa, mas isso não quer dizer que você não pode usar cores mais vivas e alegres, tudo é questão de equilíbrio.


Com a predominância de paredes e móveis em tons de preto e cinza, alguns elementos decorativos coloridos é uma boa solução para trazer cor a sua casa.

Fonte: Pinterest



Com essas dicas, você conseguirá transmitir a essência do estilo Industrial para dentro de sua casa. Fique por dentro de todas as novidades no nosso blog e até a próxima!



Matéria: Heitor Xavier - Inside Arquitetura & Design.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page