top of page
Foto do escritorInside Arquitetura&Design

HORA DE ORGANIZAR A CASA

Atualizado: 20 de out. de 2020


 

A organização da casa é uma ótima aliada de uma boa decoração! Além de otimizar os espaços e trazer praticidade ao dia-a-dia, ela potencializa o bem-estar físico e mental dos moradores.


Como por exemplo, alguns minutinhos do seu dia podem ser usados para organizar sua mesa de home office, ajudando a favorecer sua criatividade, além de dar mais ânimo para seguir a sua rotina.


Em época de se manter em casa, por que não colocar suas coisas em ordem?



1. Desapegando


Para iniciar qualquer organização, comece desapegando! Livre-se daquilo que você não utiliza mais ou simplesmente não gosta, mantenha apenas o que for necessário ou que você tenha algum carinho especial. Separe em caixas e sacolas os itens que podem ser descartados, os que podem ser doados e os que serão mantidos.


Lembre-se de que alguns descartes não podem ser realizados em lixo comum pois possuem metais pesados, como pilhas e baterias.

Fonte: Pinterest



2. Organizando


Selecionou tudo que vai permanecer? Agora é o momento de decidir onde vai guardar cada peça. Separá-los por grupos de coisas em comum é um passo fundamental para conseguir manter a organização por mais tempo.


Selecione os que são essenciais e devem ficar expostos. Depois disso, separe os que deverão ficar armazenados, mas devem ser de fácil acesso e os que serão menos utilizados e podem ser guardados em locais com menos acesso.


Por exemplo, nas bancadas de home office podemos manter apenas o que for essencial para o dia-a-dia.


Fonte: Acervo

Um item muito útil no momento da categorização é a etiqueta, onde podemos informar em determinadas caixas, cestos e potes o que deverão ser armazenados neles.


Assim você pode categorizar da organização de documentos até a separação dos produtos da despensa da cozinha.

Fonte: Pinterest


As gavetas também podem ser organizadas de maneira que fiquem mais funcionais, onde podemos adotar divisórias para a otimização do espaço.


Assim como separamos os talheres na gaveta da cozinha, podemos separar os objetos de papelaria do home office da mesma maneira, adquirindo divisores.

Fonte: Pinterest



Algumas vezes, as gavetas não são práticas para armazenarmos algumas peças (como travessas e assadeiras na cozinha e pastas no home office), onde acabamos armazenando em pilhas, dificultando na hora da seleção.


Uma ideia legal é armazenar na vertical, utilizando divisórias entre as peças.

Fonte: Pinterest



Uma opção para quem não tem muito espaço no quarto é escolher camas que possuem espaço de armazenamento, como nichos, gavetas ou baús.


São ótimas escolhas para guardarmos itens pouco utilizados, como malas de viagem e edredons.

Fonte: Acervo



3. Mantendo


Com essas dicas, fica mais fácil seguir os parâmetros para manter a organização. Se retirou, volte ao lugar que estava guardado anteriormente. Fazendo isso só serão necessárias manutenções rápidas e prolongará o período que será necessário realizar todo o processo novamente.


Caso você não consiga adaptar a organização à sua rotina, vale sempre tentar novas alternativas para facilitar a sua vida!





Fique por dentro das novidades do nosso blog!



Matéria: Marina Martins e Mariana Pozzo - Inside Arquitetura & Design




73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page