top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

ESTUFA PARA PLANTAS


 

A estufa é uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor proveniente do sol e mantê-lo em seu interior.


Existem estufas para alimentos, para instrumentos laboratoriais, para plantas e diversas outras coisas.

No caso das estufas de plantas, têm-se o objetivo de proteger todo o plantio contra predadores externos e manter a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar. Desta forma, se mantém a qualidade e as condições favoráveis para que as plantas tenham um desenvolvimento saudável.

Estufas de vidro deixam 90% da radiação solar atravessar e retêm grande parte do calor do sol, mantendo o solo aquecido. Já o material sintético retém menos radiação.​​ 


Para se ter uma estufa, alguns fatores devem ser levados em consideração:


1. Localização

As estufas deve receber luz solar constantemente, ou seja, devem estar posicionada de forma que outros volumes não criem sombra sobre a mesma.

2 . Sol matinal

Tanto para nós, quanto para as plantas, o sol mais saudável é o da parte da manhã. Isso se deve ao fato de que essa insolação não é tão forte ao ponto de prejudicar o crescimento das plantas.

3. Acesso à eletricidade

Uma estufa necessita de ventilação, o que torna necessário haver ligação com alguma fonte de energia.

​​

4. Estrutura

A estrutura das estufas pode ser de vidro ou de algum material sintético, como plástico policarbonato ou polietileno. Porém, o vidro é o mais indicado por reter 90% da luz solar. Além disso, uma estufa requer um espaço amplo para ser implantada.

5. Tipos de cultivo

Existem certos tipos de plantas que são mais apropriadas para serem cultivadas em estufa.





Outra alternativa mais viável são as estufas domésticas para interiores. Também conhecidas como plantários, as estufas domésticas são um eletrodoméstico capaz de cultivar sementes ocupando pouco espaço. 


Elas são equipadas com vasos especiais, luzes de LED, ventiladores silenciosos, controle automático de irrigação e diversos outros itens que facilitam a manutenção das plantas.



O que acha de ter uma estufa para que as suas plantas cresçam protegidas e mais saudáveis?



Matéria: Blog da Lopes + Inside Arquitetura & Design

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page