• Inside Arquitetura&Design

MONTESSORI: O ESTILO PARA OS PEQUENINOS


 

O estilo Montessori originou-se de uma metodologia onde a independência das crianças é incentivado de modo que elas tenham autonomia dentro do ambiente em que estão inseridas.


Esta metodologia de ensino foi criada no começo do século XX, pela pedagoga Maria Montessori. Ela acreditava que as crianças aprendiam melhor quando elas escolhiam o que queriam aprender e deveriam ter autonomia para esta decisão e o seu ritmo de aprendizagem.



Fonte: Testando coisas de bebê



Neste método a luz natural em abundância é importante, além de ser fundamental ter um espaço mais amplo para as crianças se deslocarem da melhor maneira possível. Ainda assim, é importante ter diversas atividades para que elas escolham o que fazer e tudo deve estar ao alcance dos pequeninos, sendo assim até os mobiliários do espaço devem ser adaptados para ampliar esta autonomia.

Fonte: Pinterest



Aqui o importante é trabalhar com cores, materiais naturais e tapetes bem macios, tudo isso estimula os pequenos no espaço para se sentirem em um ambiente convidativo para ser explorado ao máximo. O conforto também é essencial, colocar almofadas, futons e pufes ajudam a criar um clima mais aconchegante.

Fonte: Pinterest


O espelho também é importante para as crianças se reconhecerem, mas é bom ter um cuidado para que este não fique solto e possa causar um acidente. Abaixo mostramos umas ideias de como incluí-los na decoração de forma segura.

Fonte: Pinterest




Outro pilar desse estilo é a utilização de barras nas paredes para estimular os bebês de 12/13 meses a começar a andar. Com isso, ele desenvolve esta capacidade sem necessariamente ser estimulado por um adulto.

Fonte: Pinterest



Depois de saber um pouco mais sobre o estilo Montessori dá vontade de aplicá-lo nos quartos dos filhos, né? Aproveite que estamos aqui para isso! Adoramos exercitar a criatividade para criar projetos divertidos para os pequenos!



Para mais dicas como essa nos acompanhe no Instagram e continue nos acompanhando por aqui!



Matéria: Julia Soares - Inside Arquitetura & Design.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo