top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

ESTILO MEMPHIS


 

O Memphis foi um estilo de design criado em 1981 por um grupo italiano de designers e arquitetos, fundado por Ettore Sottsass, em Milão. O coletivo criava mobiliários, tecidos, cerâmicas, vidros e objetos metálicos com estética pós-moderna na década de 80.

O grupo foi batizado de Memphis por causa da música de Bob Dylan (Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again), que tocava repetidamente durante uma reunião dos artistas. Nascia assim o movimento Memphis, como uma resposta audaciosa à seriedade entre estética e funcionalidade da Bauhaus.

As inspirações estéticas do estilo vieram do Art Déco, Pop Art, Kitsch dos anos 50 e de temas futuristas da década de 70, onde despreocupavam-se das funções dos objetos e adotavam cores vibrantes e formatos inusitados. Mesmo com a separação do grupo em 1988, o movimento Memphis acabou se transformando em uma das maiores expressões da cultura pop.


Fonte: Pinterest


NA DECORAÇÃO

A criação artística de mobílias e objetos de decoração foi ampliada a partir do estilo Memphis, onde suas formas únicas e cores marcantes eram uma maneira experimental e excêntrica de produzir as peças.

Fonte: Pinterest


A utilização predominante num ambiente de itens nesse estilo pode deixá-lo com muita informação, sendo assim indicado o uso dessa profusão de cores e formas em alguns objetos e detalhes.


Fonte: Pinterest



O RETORNO DO ESTILO

O retorno do Memphis é recente, quando em 2014 a estilista Nathalie Du Pasquier (integrante da formação original do grupo), desenhou uma linha de roupas para American Apparel.


As estampas foram inspiradas pelo seu próprio estilo criado na década de 80.

Fonte: Blogazine



Na decoração, a marca italiana Kartell lançou em 2016 uma homenagem ao estilo em parceria com Ettore Sottsass para celebrar a história do design, trazendo a explosão de cores de volta.


Fonte: Kartell




Gostou das dicas? Precisa de uma ajuda para utilizar essa tendência? 

Agende um horário com a gente!

Autor: Blog da Lopes + Inside Arquitetura & Design

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page