• Inside Arquitetura&Design

ESTILO KITSCH

Atualizado: há 3 dias


Kitsch, palavra de origem alemã que significa sentimentalizar, deriva do termo “verkitschen”, que surgiu na época da Revolução Industrial (1760 – 1840) e, no âmbito da arte e estética, classificava determinados objetos como pejorativos, de mau gosto e até mesmo exagerados.


Atualmente, o conceito do estilo Kitsch ganhou maiores proporções, conquistando as pessoas por conceder liberdade na decoração, unindo tudo aquilo que gostamos em relação as cores, objetos e estampas, abrindo espaço para peças de valor sentimental mesmo que estas fujam do contexto.



Fonte: Home Design Find


A ideia de protestar contra as regras artísticas impostas é um dos pontos altos do Kitsch. Classificado como uma referência de cultura do consumo em massa, o estilo Kitsch é a favor de uma democratização da arte, reforçando que todas as classes sociais podem ter acesso a arte, seja ela como for, desde que ela te agrade.


A característica descontraída do estilo, combinada com outros elementos marcantes como estampas de animais, frequentemente aparecem em ambientes Kitsch.




Fonte: Pinterest

Marcada pela versatilidade, a decoração Kitsch pode assumir variadas faces, sendo personalizada de acordo com o gosto pessoal de cada um. Ela pode ser mais rústica, mais romântica, mais retrô, mais contemporânea, desde que sempre siga o princípio básico de reunir tudo aquilo que mais gostamos, independente de regras de estética.


No caso do cantinho acima, o papel de parede animalesco e o cervo na parede dão um toque mais selvagem na decoração, que conta com plumas para proporcionar certa delicadeza.




Fonte: Pinterest


Muito além de um estilo de decoração, o Kitsch chega a ser um estilo de vida. Por que deixar as peças cheias de significado e afeto escondidas no armário, quando você pode mesclá-las com os demais adereços dos seus ambientes?




Fonte: Pinterest

A “miscelânea” proporcionada pelo Kitsch traz à tona o bom humor e o inusitado dentro de cada ambiente, onde a união do exagero nas cores e estampas com os itens de aparência marcantes faz toda a diferença.




Fonte: Pinterest


A liberdade proporcionada pelo Kitsch veio para ficar e encantar a todos com a beleza do exagero, dando asas à imaginação e permitindo que a criatividade de cada um corra solta de todos os julgamentos estéticos e rígidos impostos.




Fonte: Pinterest



Então, ao invés de se prender aos padrões existentes, liberte sua criatividade, tire as decorações cheias de afeto dos armários e abrace a personalidade do Kitsch, misturando todos os detalhes que você sempre gostou, e torne aquele espaço especial na sua casa em um ambiente ainda mais cheio de significado.




Matéria: Kelly Mussaqui - Inside Arquitetura & Design


21 visualizações

STUDIO  Avenida Nazaré, 1139 - Cj. 1201 (12º andar) • Ipiranga - São Paulo/SP • CEP 04263-100
LAB 01 - Vila Olimpia - São Paulo/SP  |  LAB 02 - Indaiatuba/SP

Telefone: (11) 2063.1477 • (11) 2062.8662   |   Whatsapp: (11) 9.5658.9622 

ola@insidearquitetura.com.br

 ®2019 GRUPO INSIDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
  • Houzz