top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

ESTILO JAPANDI


 

Vamos imaginar que você está em uma casa decorada no estilo escandinavo, trazendo muito conforto, funcionalidade e uma paleta com tonalidades mais suaves, se complementando com o universo japonês, marcado pelo seu lado zen e minimalista, imaginou? Pois bem, esse é o estilo Japandi.


Também chamado de ‘’Scandinesa’’ ou ‘’Japanordic’’, essa nova forma de decorar se destacou no Pinterest, revelando as principais tendências para a arquitetura e o design no ano de 2021.


Apesar de parecer difícil associar as duas culturas e regiões, que são bastante distintas, elas partilham de princípios muito parecidos. Esse novo estilo traz a linha dos conceitos Wabi Sabi e Hygge, caracterizado por uma decoração onde se unem a elegância da Escandinávia com o toque zen e a simplicidade japonesa. Então se você é fã desses dois estilos, ou de apenas um deles, esse textinho é para você, veem ler!



Fonte: Pinterest



Após muito tempo em período de isolamento, em função da pandemia, as pessoas passarem a olhar suas casas de outra forma e o estilo Japandi realça justamente a influência de se ter um lar aconchegante e harmonioso. Aproveitar a casa nos países nórdicos é primordial, pois durante o inverno, devido as baixas temperaturas e pouco sol, as pessoas acabam ficando por muito mais tempo dentro de casa e por isso optam por espaços bem aconchegantes.


Uma de suas principais características é o uso de matérias-primas naturais (como bambu, madeira, fibras naturais), além de elementos em metal, cerâmica e terracota.


As cores suaves e sóbrias são as que se destacam e os excessos não são nenhum pouco bem-vindos, portanto priorize o minimalismo.

Fonte: Pinterest



Se você quiser apostar nesse estilo, invista também no mix de texturas, de preferência, por texturas que exalem muito aconchego e conforto, como o tricô, algodão e linho.

Fonte: Pinterest


Além disso, para criar uma decoração mais autêntica, inclua peças artesanais e móveis antigos, permita-se seduzir pela beleza da imperfeição de cada objeto. Esses, podem ser passados de geração para geração ou garimpados em lojas de antiquários.

Fonte: Pinterest



Outra característica marcante, é a iluminação natural, deixe a luz entrar! Opte por espaços integrados ou janelas amplas. Ainda, o uso de plantas espalhadas pela casa estrategicamente, tornaram o ambiente mais harmônico e trará mais ‘’vida’’ para dentro de casa, trazendo então maior sensação de bem-estar.

Fonte: Pinterest


Viu como que com opções simples, você poderá trazer e explorar todo esse mix de referências japonesas e escandinavas para criar um ambiente cheio de conforto e muita personalidade.


Que tal agora repaginar sua casa com essa nova tendência? Vem, que a gente te ajuda.



Fique por dentro de todas as novidades no nosso blog.

Matéria: Mariana Pozzo - Inside Arquitetura & Design.



87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page