top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

ESPAÇO RELAX EM CASA


 

Hoje em dia temos buscado cada vez mais soluções para melhorar nosso bem-estar e nada melhor que ter uma solução rápida e prática para isso.



Por isso que o spa em casa acaba se tornando uma tendência bastante procurada para novos projetos. Ter uma área em casa onde pode relaxar com um banho e ter todo um espaço pensado para trazer boas sensações e relaxamento pode também se tornar um bom investimento em muitos sentidos.



Separamos abaixo algumas dicas que vão tornar esse espaço um verdadeiro retiro.


Fonte: Pinterest




LOCAL

Para escolher o local de implantação desse espaço relax, o que vai determinar é o espaço que você tem disponível na sua casa. Em caso de banheiros, a instalação acaba sendo mais fácil pois já possui pontos hidráulicos disponíveis, mas nada impede que o espaço de destinação desse spa seja na varanda/quintal, por exemplo.


Claro, em ambos os casos, deve-se analisar junto a um engenheiro o cálculo de cargas da laje para a instalação de banheiras.

Fonte: Pinterest




AROMAS

Em um spa, despertar os sentidos é um dos requisitos principais, como o olfato. Uma das opções é inserir velas aromáticas, incensos, óleos essenciais e difusores, a fim de explorar a aromaterapia para promover o equilíbrio e a saúde do corpo e da mente.


Uma outra ideia interessante é o posicionamento de plantinhas aromáticas no ambiente, como lírio, lavanda e alecrim, que proporcionam um espaço olfativo agradável e ainda contribuem para a decor.

Fonte: Pinterest



DECORAÇÃO E MATERIAIS

Outro sentido que contribui na construção de um ambiente que traz bem-estar é o tato. Para isso, o uso de materiais naturais, como pedras, fibras e madeira em objetos decorativos auxilia na composição do espaço para esse espaço de relaxamento.

Um exemplo agradável também é a utilização de seixos no piso, na área da ducha, que ajuda na sensação de aconchego.


As toalhas também são parte importante na composição do spa em casa, assim tomo tatames, tapetes e banquinhos baixos para tomar um banho relaxante.

Fonte: Acervo Inside



ILUMINAÇÃO

A iluminação é sempre um ponto importante nos ambientes, porque com ela conseguimos trazer à tona a sensação de relaxamento. Em todos os casos, a luz natural é sempre bem-vinda, podendo ser filtrada com cortinas ou persianas, para menor intensidade de incidência solar.


A iluminação artificial também pode valorizar ao ser utilizada em tonalidades quentes e indiretas, deixando o ambiente mais agradável e relaxante. As velas decorativas também são ótimas nesse caso, o fogo traz a sensação de aconchego, com uma iluminação mais suave.

Fonte: Pinterest




CORES

Outro fator relevante no projeto do spa, é a utilização das cores. Elas acabam por influenciar diretamente nas sensações que sentimos nos espaços, portanto, para criar um espaço mais leve, o uso de tonalidades que remetem à natureza são essenciais, como tons terrosos que se assemelham à terra e madeira, tons de verde referenciando a flora e tons azulados para remeter ao céu e à água.


Fonte: Pinterest




SONS

Um sentido que não pode deixar de ser estimulado para uma imersão completa no spa é o da audição! O importante nesse caso é criar uma atmosfera que caracterize a desconexão do universo de fora, com músicas instrumentais ou sons da natureza.


As fontes de água também podem trazer essa sensação no ambiente, com o som da água em movimento, tranquilizadora, que faz o sentido da audição ser aguçado.


Fonte: Pinterest



Todas essas dicas, se forem bem trabalhadas, podem transformar sua casa num verdadeiro spa 5 estrelas e tornar sua rotina mais leve e saudável.


Que tal prever um cantinho na sua casa?



Para mais dicas como essa nos acompanhe no Instagram e continue nos acompanhando por aqui!


Matéria: Heitor Xavier - Inside Arquitetura & Design.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page