• Inside Arquitetura&Design

ESCOLHENDO A PEDRA PARA SUA COZINHA




Uma das principais escolhas na hora de reformar a cozinha é a do material escolhido para a bancada. Hoje o mercado possui diversas opções com variação de preços para quem preza pela qualidade e vida longa do material. 


Para você não errar na escolha, separamos cinco opções de pedras para as bancadas com suas vantagens e particularidades.




1. GRANITO

Inúmeros são os projetos que contam com a escolha do granito para as bancadas. Isso acontece devido ao seu preço inferior em comparação com outros materiais.


Apesar do preço ser atrativo, por se tratar de uma pedra natural, possui pouca variação de cores. O granito possui alta durabilidade, resistência ao calor, água, riscos ou manchas. Por ter baixa porosidade, o granito em tons escuros não mancha com facilidade e absorve pouca água.


A escolha de tons mais claros deve ser evitados pois possuem maior vulnerabilidade a manchas.

Fonte: Inside




2. MÁRMORE


O mármore não é muito recomendável para bancadas de cozinha pois não tem boa resistência contra ácidos, podendo manchar na hora de cozinhar quando expostos a temperos como vinagres e limão. Sua dureza e porosidade é muito inferior quando comparadas com pedras artificiais.


Indicamos bancadas em mármores em ambientes com o uso menos constante como, por exemplo, lavabos. Ainda que sendo uma pedra natural, ao contrário do granito, o preço do mármore é mais elevado.


Fonte: Pinterest



3. QUARTZO

As bancadas em quartzo são fabricadas a partir de uma mistura de quartzo natural, mineral reconhecido pela sua dureza, vidro e partículas metálicas. Essa mistura de elementos propicia bancadas não porosas e com enorme facilidade de limpeza.


Sua resistência é até onze vezes maior que a do granito. Quando comparado preço x qualidade, o quartzo fica à frente de muitos materiais disponíveis no mercado, mas além da alta durabilidade ele possui diversas tonalidades para adequar às cores da sua cozinha.

Fonte: Inside



4. SILESTONE

Com o valor um pouco acima do quartzo, o Silestone se destaca por fornecer uma imensa variedade de cores. É a única pedra decorativa que conta com proteção antibacteriana. Composto por quartzo e resina de poliéster, esse tipo de material possui uma resistência elevada para manchas e riscos, possuindo também baixo nível de absorção de líquidos. Mesmo com essa alta resistência, deve-se evitar contato direto com panelas ou objetos muito quentes.

Esse material possui algumas opções de acabamentos e cores, onde você pode optar pelo silestone com veios, granulagem fina, liso, granulagem grossa e até algumas texturas diferentes, como suede e textura volcano.

Fonte: Pinterest



5. NEOLITH

O Neolith é o que o mercado fornece hoje de mais alta qualidade ao se pensar em bancadas. Isso porque o mesmo não risca, é resistente a produtos químicos, não permite a proliferação de fungos, resistente ao fogo, altas temperaturas e ao desgaste.


Essa alta qualidade provém de uma mistura de matérias primas naturais e resinas. O que a diferencia do restante das bancadas é seu processo de ultra compactação que decorre de um mecanismo com alta tecnologia que possui como resultado um material extremamente resistente.


Por sua alta resistência, o Neolith pode ser utilizado em qualquer tipo de superfície, como: pisos, fachadas, bancadas, armários etc. Além disso, o Neolith conta com uma gama imensa de cores e formatos podendo ser possível até escolher a paginação das peças.


Claro que toda essa tecnologia possui um preço superior em comparação com outras pedras, mas que com certeza vale o investimento. 

Fonte: Pinterest


Matéria: Raquel Coronato - Inside Arquitetura & Design

14 visualizações

STUDIO  Avenida Nazaré, 1139 - Cj. 1201 (12º andar) • Ipiranga - São Paulo/SP • CEP 04263-100
LAB 01 - Vila Olimpia - São Paulo/SP  |  LAB 02 - Indaiatuba/SP

Telefone: (11) 2063.1477 • (11) 2062.8662   |   Whatsapp: (11) 9.5658.9622 

ola@insidearquitetura.com.br

 ®2019 GRUPO INSIDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
  • Houzz