top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

ENTRE COIFA OU DEPURADOR, QUAL ESCOLHER?


 

A cozinha é aquele cantinho especial em que nos reunimos com a família ou amigos para preparar uma comida gostosa ou simplesmente em nossa própria companhia.


Para que ela seja agradável e funcional, é necessário que haja um bom planejamento, onde os eletrodomésticos acabam exercendo um papel fundamental. Assim como o papel das coifas e depuradores, em que auxiliam na filtragem dos odores, fumaças ou gorduras provenientes da elaboração dos pratos.


Ambos têm como objetivo purificar e manter uma boa circulação de ar no ambiente, mas afinal, qual a diferença entre os dois? No post de hoje, iremos dar algumas dicas de escolher qual a melhor opção para você.


Fonte: Acervo Inside




COIFAS


As coifas basicamente puxam o ar impuro do ambiente através da função de exaustão, enviando-o para a área externa do ambiente. Esse tipo de equipamento, precisa de um duto de ligação próprio para levar o ar quente para fora do espaço, então em casos de apartamentos, o ponto de saída deve ser entregue pela construtora para conseguirmos instalá-la e utilizá-la nessa função. O modo exaustão possui maior poder de captação na hora de sugar o ar, tornando-o mais eficiente que um depurador.


Existem alguns modelos de coifas disponíveis no mercado, como as coifas de parede, mais comuns de encontrarmos.

Fonte: Acervo Inside


Entre os modelos de parede, encontramos também a inclinada, onde seu design possui uma geometria diferenciada, trazendo um ar mais contemporâneo ao projeto.

Fonte: Acervo Inside


As coifas em ilha são elegantes e ideias para quem planeja ter o fogão ou cooktop na bancada integrando os espaços, onde sua fixação acaba pelo duto, em sua parte superior.

Fonte: Acervo Inside



Dentro dos modelos de ilha, temos as redondas que trazem um charme ao ambiente.

Fonte: Pinterest



Já nos modelos mais discretos, para um design mais clean, uma opção é a coifa embutida no armário.


Fonte: Pinterest



Outra opção discreta é a coifa de embutir em bancada. Para esse modelo, o investimento acaba sendo mais alto, mas vale a pena por ficar completamente oculta na bancada, economizando espaço do armário superior e permitindo que apareça apenas quando for utilizar o cooktop.


Fonte: Pinterest




DEPURADORES


O depurador é um modelo bem tradicional. Diferentemente da coifa, ele absorve os odores e gordura para dentro do filtro dele, não levando o ar para fora do ambiente. Essa filtragem acaba ocorrendo por meio do próprio equipamento, sendo necessária a troca do filtro de tempos em tempos, conforme indicação do fornecedor, por ficarem sujos mais rapidamente e podendo comprometer seu funcionamento.


Os modelos de depurador são bem similares aos da coifa, a única diferença é que ele não necessita do duto superior. Mas se você gostar dessa opção, é possível instalar apenas de forma decorativa.



Mais comumente usados, temos o modelo de depurador de parede, sendo instalado exatamente acima do fogão ou cooktop

Fonte: Acervo Inside



O depurador de embutir é instalado da mesma forma que a coifa de embutir, a diferença está no seu funcionamento, que é de sugar o ar com as partículas poluídas, filtrando e devolvendo-o limpo para o lugar e no espaço que vai ocupar dentro do armário, pois esse caso não precisa de duto, possibilitando o armazenamento na parte interna.

Fonte: Acervo Inside



Se você gostou de algum modelo de coifa mas no seu lar não tem uma saída de exaustão, em grande parte dos casos, a coifa acaba tendo as duas funções: tanto de exaustão como de depurador.

É legal verificar com o fornecedor sobre essa possibilidade antes de adquiri-la. E para ambos os casos, as medidas do equipamento devem ser compatíveis com a dimensão do fogão ou cooktop e do tamanho do ambiente que ele será instalado.



Gostou das dicas? Que tal colocar as mãos na massa? Chama a gente para te ajudar!


Fique por dentro de todas as novidades no nosso blog.

Matéria: Patricia Coelho e Marina Martins- Inside Arquitetura & Design.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page