top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

DIVIDINDO OS ESPAÇOS SEM PAREDES

Atualizado: 20 de out. de 2020


 

Estamos acostumados com as divisões dos ambientes internos de uma casa em paredes de alvenaria ou drywalls, mas por que não pensamos em outra forma de setorizar os ambientes removendo essas barreiras espaciais?


No cenário da construção atual, as habitações estão ficando cada vez menores. Com isso, a ideia de criarmos ambientes integrados e fluidos são a estratégia para tornarmos a configuração da casa mais agradável e de maneira personalizada para os moradores, e ainda assim otimizando o espaço.




Uma maneira de criar uma divisão sutil desses espaços integrados é com a diversificação dos níveis do teto ou do piso, como o uso de diferentes alturas do forro de gesso e piso elevado.

Fonte: Acervo Inside


Fonte: Pinterest



Os diferentes usos de materiais também podem auxiliar nessa separação dos ambientes, como na transição de um piso frio para um piso de madeira ou vinílico.

Fonte: Acervo Inside Fonte: Pinterest


Outra ideia é usarmos diferentes cores para contrastarmos as áreas ampliadas, onde a transição pode ser feita de apenas um elemento, como a pintura da estrutura do espaço (como na foto abaixo, onde pintamos os pilares e a viga para realizarmos a diferenciação dos setores), ou da área inteira, como paredes e armários do ambiente.

Fonte: Acervo Inside


Fonte: Pinterest



A disposição adequada dos mobiliários no layout também auxilia na transição dos espaços, como o uso de um sofá entre os ambientes, marcenaria ou peças soltas.

Fonte: Acervo Inside




Agora, se a preferência for por separar os ambientes apenas em determinados períodos, uma boa ideia é utilizar painéis que fiquem completamente retráteis, quase imperceptíveis quando estão abertos.

Fonte: Acervo Inside




Gostaram das ideias? Fiquem por dentro das novidades aqui no nosso blog!




Matéria: Marina Martins - Inside Arquitetura & Design



69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page