• Inside Arquitetura&Design

DICAS PARA SALA DE ESTAR


A sala de estar sem dúvidas é o espaço principal de uma casa, seguido pela cozinha, é claro. Mas é na sala de estar onde as maiores ações acontecem.


As relações sociais de uma família em grande maioria passam-se nesse lugar. Ah, que aconchego que dá chegar em casa depois de um dia de trabalho e se reunir com as pessoas com quem você divide seu lar e compartilhar momentos, ideias, percepções, risadas, emoções e tudo o que mais constitui as nossas vivências!

​E em um final de semana ou nas férias então? Confraternizações, reuniões... aquela bagunça gostosa entre pessoas que se gostam!


E por isso que, inspirados por esse sentimento de convívio e ocupação de espaço, nós separamos algumas dicas e inspirações para você decorar a sua sala de estar da melhor forma possível, e assim fazer com que combine com seu estilo de vida!

Confira:




DELIMITE O ESPAÇO E TRAGA ACONCHEGO

Usar tapetes e os próprios móveis para criar uma atmosfera mais confortável é essencial. O tapete deve ser sempre maior do que o espaço em que os móveis estão, como se estivesse forrando o ambiente mesmo.


Cuidado para não comprar tapetes menores. Não é regra, mas fica mais bonito visualmente ter um tapete delimitando o espaço e automaticamente convida as pessoas a ficarem mais tranquilas, a talvez tirarem os sapatos, a serem induzidas à um momento de relaxamento.


Aproveite esse recurso para fazer com que a sua sala seja convidativa.



DECORE AS PAREDES

Escolha uma parede para ter um visual diferente das outras, seja pela tinta ou por um revestimento especial. Nessas duas fotos vemos que foi aproveitada a parede atrás do sofá para colocar quadros artísticos que conversam entre si. Além disso, uma das paredes tem a cor cinza e no outro caso, um revestimento de madeira.


Ter esses elementos “vestindo” a parede faz com que o ambiente ganhe personalidade e estilo. É sempre mais interessante ter elementos visuais para observar em um lugar, do que uma simples parede vazia.


Ao contrário do que se pode pensar, utilizar objetos e preencher o ambiente faz com que ele pareça maior, e não menor.



ESCOLHA O SOFÁ (OU ASSENTO) CERTO PARA O SEU ESTILO DE VIDA

Agora a peça mais importante para a sala, que dá o significado de estar. O sofá (ou outros tipos de assentos) é onde nós sentamos para fazer tudo que compõe esse ambiente. Seja para assistir televisão, ler um livro ou simplesmente conversar. Esse mobiliário tem um papel muito importante no visual.

É preciso analisar como acontece o dia-a-dia da sua família. O ideal, sempre, é que seja confortável para que as pessoas queiram ficar algum tempo nesse lugar. As opções são muitas, podem ser coloridos, em um estilo mais reto e geométrico, ou arredondado. Vintage ou moderno.

Mas, se você mora com crianças e um animal de estimação, talvez seja melhor não optar por um sofá muito claro ou branco, já que a chance de as sujeiras aparecerem é maior. É importante também, se esse ainda for o seu caso, investir em uma impermeabilização do estofado.




UTILIZE PRATELEIRAS, ESTANTES E NICHOS

Além de serem ótimos aliados para construir um visual mais simpático, as prateleiras e estantes são ótimas para organizar objetos que temos ao longo da vida.

Nas fotos vemos duas opções. Uma em madeira e a outra em concreto. As duas completam a parede inteira em que estão. É um ótimo modo de compor a sala de estar. Organize os objetos e lembre-se: eles estarão sempre à vista. Por isso capriche na forma em que irá dispô-los.

Não se esqueça: deixe que os elementos contem a sua história.


ESCOLHA UMA MESA DE CENTRO QUE FUNCIONE

Ter uma mesa de centro é ótimo para poder apoiar coisas essenciais, como um copo de água para as visitas, um café, um prato... E claro, todos os elementos decorativos.


É bom sempre ter um apoio perto do sofá, para que seja realmente confortável estar ali. Procure uma mesa que permita que exista um espaço de circulação entre os sofás, poltronas, estantes...e se não quiser usar uma mesa bem no centro, você pode utlizar mesas laterais, que são menores.




CORTINAS PARA BARRAR O SOL

Não poderíamos deixar de fora as cortinas! Elas são capazes de deixar qualquer janela mais bonita.

Além, é claro, de permitir que regulemos a vivacidade do sol. Quando assistimos um filme no meio da tarde, a cortina pode ser a nossa salvação para que o Sol não fique refletindo na televisão. Ou também, para que o Sol não fique incomodando diretamente o rosto das pessoas. Com esses pontos básicos, com certeza decorar a sua sala ficará mais fácil, não?

Aproveite as dicas e mãos à obra!



Autor: Bruna Domingues (Blog da Lopes) + Inside Arquitetura & Design



11 visualizações

STUDIO  Avenida Nazaré, 1139 - Cj. 1201 (12º andar) • Ipiranga - São Paulo/SP • CEP 04263-100
LAB 01 - Vila Olimpia - São Paulo/SP  |  LAB 02 - Indaiatuba/SP

Telefone: (11) 2063.1477 • (11) 2062.8662   |   Whatsapp: (11) 9.5658.9622 

ola@insidearquitetura.com.br

 ®2019 GRUPO INSIDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle