top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

COMO MANTER O FRESCOR NA SUA CASA

Atualizado: 20 de jan. de 2021


 

Em dias de temperaturas elevadas, não há nada melhor do que chegar em casa, tomar um banho relaxante e descansar em um ambiente fresco e arejado.


Há quem conte com aparelhos de ar-condicionado para fugir do desconforto do calor excessivo, mas se você não possui um e não deseja realizar uma reforma para instalá-lo, existem algumas opções que podem te ajudar a refrescar seu lar sem precisar de quebra-quebra.


Com essas alternativas descritas abaixo, também é possível caminhar em direção a um espaço sustentável e garantir a economia de energia.




1.INVISTA NOS TECIDOS NATURAIS

O linho e algodão são uma boa pedida para o verão por serem tecidos leves e fluidos, garantindo um toque refrescante e macio quando utilizados nas roupas de cama. Já para as salas, caso seu sofá seja de algum tecido sintético como o corino, por exemplo, vale a pena investir em uma capa para o período do verão.


Fonte: Pinterest



2. SUBSTITUA AS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR LED

As lâmpadas incandescentes, comercializáveis no período de 1879 e 2016, esquentam muito e gastam mais energia. Para garantir um ambiente mais fresco, vale a pena substituí-las por lâmpadas fluorescentes, que esquentam menos, ou lâmpadas de LED, que além de serem frias também são recicláveis.


Fonte: Acervo Inside



3. TROCAR OS TAPETES

Uma forma simples de transformar a decoração e de quebra ainda garantir um ambiente mais fresco é trocando o tapete. Além de renovar o ambiente, modelos de sisal ou outros tipos de tramas naturais garantem mais frescor para os espaços. Vocês podem investir também em modelos de cores claras, pois cores escuras absorvem o calor.

Fonte: Pinterest



4. PLANTAS NATURAIS

As plantas, além de renovarem o ar e garantirem a umidade do ambiente, proporcionam uma sensação térmica mais agradável para os espaços. Vale ressaltar que o tamanho do ambiente e da planta devem ser levados em consideração no momento de sua escolha, pois uma planta grande em um espaço pequeno pode causar a sensação de abafamento e não de frescor. Por isso, analise o local onde a planta ficará e estude se o modelo escolhido se adapta ao sol, sombra ou meia-sombra.


Fonte: Pinterest



5. MANTENHA AS CORTINAS E PERSIANAS FECHADAS

Para evitar a incidência direta dos raios solares e garantir que sua casa não se tornará uma estufa, mantenha as cortinas e persianas fechadas nas horas mais quentes do dia. Avalie, também, a possibilidade de instalar cortinas ou persianas blackout, que seguram a incidência solar.


Fonte: Pinterest


6. OPTE POR CORES CLARAS

Como as cores claras absorvem menos calor e refletem os raios solares, elas são as ideais para pintura de paredes, fachada de casas e móveis, garantindo assim ambientes mais frescos e iluminados.


Fonte: Acervo Inside




Agora que você já tem essas dicas, mãos à obra para garantir uma casa fresquinha e aconchegante nos dias quentes de verão!



Matéria: Kelly Mussaqui - Inside Arquitetura & Design




51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page