COMO CRIAR UM AMBIENTE ACONCHEGANTE COM LUMINÁRIAS QUE ENCANTAM E AQUECEM
- Inside Arquitetura&Design

- 23 de jun.
- 3 min de leitura
O inverno no Brasil pode até não trazer neve ou temperaturas congelantes — mas ele chega pedindo acolhimento. E quando o assunto é transformar um ambiente em um refúgio sensorial e emocional, um recurso se destaca: a luz.
Mais do que funcional, a iluminação certa pode envolver, emocionar, desacelerar.
E se além de acolhedora, ela também for divertida?

É isso que propõe a tendência das luminárias lúdicas (ou whimsical lighting) — formas orgânicas, suaves, inesperadas que transformam a casa em um cenário afetivo e inspirador.
⸻
O que é whimsical lighting?
É uma abordagem que mistura forma escultural com luz indireta, usando luminárias como peça de arte e também como fonte de calor emocional.
Elas podem ser:
• Coloridas ou monocromáticas
• Em formatos inusitados
• De mesa, de teto, arandelas ou portáteis


⸻
Por que essa ideia funciona no inverno brasileiro?
Diferente de países com inverno rigoroso, aqui buscamos conforto emocional e visual.
E a iluminação pode aquecer um ambiente mesmo sem aumentar a temperatura:
• Luz âmbar cria clima de descanso e relaxamento
• Luminárias esculturais trazem personalidade sem exigir reformas
• Luz pontual (em vez de geral) cria uma sensação mais íntima e imersiva


⸻
Como aplicar na sua casa com equilíbrio e estilo?
1. Comece pelos cantos de pausa
Coloque uma luminária divertida no canto de leitura, ao lado do sofá ou como ponto focal no aparador. Dica: modelos em vidro fosco ou cerâmica trazem textura e aconchego.


2. Use a luz como escultura
Pendentes ou arandelas com formas orgânicas funcionam como arte na parede.
Procure por luminárias em formatos diferentes e combine com espelhos ou texturas.


3. Aposte na temperatura certa
Escolha sempre lâmpadas de 2700 a 3000 K (amarelas/quentes).
Elas transformam o ambiente e são ideais para noites frias e acolhedoras.
4. Mescle com tecidos e texturas
A luz realça os tecidos ao redor: mantas, tapetes felpudos, cortinas de linho.
Iluminação + textura = conforto visual + toque aconchegante.


⸻
Iluminação Biofílica
Uma das tendências de iluminação mais empolgantes para 2025 gira em torno do design biofílico. Com foco na reconexão dos interiores com a natureza, a iluminação biofílica visa reduzir o estresse e promover o bem-estar, incorporando formas orgânicas e tons naturais.
Ideal para todos os ambientes da casa, especialmente escritórios ou salas de estudo, a iluminação biofílica traz a essência relaxante do exterior para dentro de casa. Pense em acabamentos naturais combinados com uma iluminação suave que reflete a luz do dia. O resultado? Espaços harmoniosos, relaxantes e revigorantes.

⸻
Retorno do Cobre
Quente, rico e extremamente convidativo, o cobre é o metal escolhido em 2025 para design de iluminação. Sua capacidade de combinar perfeitamente com paletas ousadas ou neutras o torna uma escolha versátil, trazendo aconchego, luxo e versatilidade aos espaços, enquanto sua durabilidade se alinha à tendência em direção ao design sustentável.



⸻
Iluminação em camadas
Já se foram os dias em que era preciso depender apenas de um único pendente de teto; a iluminação em camadas é essencial para criar interiores flexíveis e que definam o humor.
Dispor a iluminação em camadas ajuda a criar a atmosfera perfeita dentro de casa e impacta não apenas a aparência, mas também o bem-estar. Um cômodo precisa ter mais de um tipo de iluminação, pois isso permitirá flexibilidade e transformará instantaneamente a aparência com o toque de um interruptor.

Combinar luminárias de mesa, luminárias de chão , arandelas de parede e iluminação de teto regulável pode transformar um espaço dependendo da hora do dia, da atmosfera desejada e das necessidades funcionais.
⸻
Aparência Natural
Há uma demanda crescente por materiais naturais em projetos de iluminação, com rattan , bambu e madeira recuperada liderando o caminho.

O uso de materiais orgânicos traz aconchego, textura e um toque de modernidade, criando ambientes que se tornam naturalmente convidativos. Designs leves também facilitam a experimentação de layouts, enquanto o visual natural se alinha à estética consciente e ecoconsciente da atualidade.
⸻
No inverno, tudo o que a gente mais quer é sentir o tempo passar com calma dentro de casa. E nada traduz melhor essa sensação do que uma luz que envolve, aquece e convida a ficar, não é mesmo?
Matéria: Caroline Laffront - Inside Arquitetura & Design.














%20-%20Kraft.png)
_edited.png)








Comentários