top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

A DELICADEZA DAS FORMAS ORGÂNICAS NA DECORAÇÃO


 

Notamos nos últimos dois anos o surgimento de uma nova tendência na arquitetura e principalmente no design de interiores: os móveis que fogem das linhas ortogonais e simétricas.


O uso de linhas curvas está ganhando força e muitas pessoas estão inovando a decoração de suas casas apostando nessas peças tão diferentes do que víamos no último século. Inclusive esta temática foi utilizada em alguns dos ambientes da CasaCor 2021.



Fonte: Vobi (Casa LG ThinQ na CasaCor 2021)



Fonte: CasaCor (Casa Olaria NJ+ na CasaCor 2021)



O mobiliário e os espaços com formas orgânicas não foram criados agora, mas reinventados. Nos anos 1960 esta tendência era muito comum, mas caiu em desuso porque algumas pessoas alegavam que existia uma dificuldade em criar o layout dos ambientes usando estas diferentes formas.


Notou-se que o “problema” anteriormente mencionado pode ser facilmente contornado com um bom projeto de interiores, trazendo assim a volta deste estilo e com ele os seus benefícios, que vamos listar brevemente agora!

Fonte: Behance


O MÓVEL COMO PEÇA ESTRUTURAL


A aplicação das linhas orgânicas evita o uso do mobiliário apenas nos “cantinhos” dos cômodos. Isso faz com que o próprio design dele seja valorizado, ocupando regiões mais centrais nos ambientes, então, além da utilidade usual de cada peça, ganhamos também uma obra de arte, uma escultura na decoração da nossa casa.

Fonte: Behance


AUXILIA A CIRCULAÇÃO


Os cantos vivos dos móveis com ângulos retos são famosos por causar hematomas quando “trombamos” com eles pela casa. Com pontas arredondados este problema não existe!


As formas curvas contornam a circulação, deixando um ambiente mais espaçoso, aconchegante e livre para a passagem.

Fonte: Behance




UM AMBIENTE MAIS LEVE


Por fim, não podemos deixar de falar da leveza que estas peças dão ao ambiente. São formas elegantes, que trazem uma sensação de harmonia e remetem a aparência mais natural e delicada.


Segundo um estudo realizado por Sibel Dazkir e Marilyn Read, o bem-estar causado pelas bordas curvilíneas é evidente, e elas não necessariamente precisam compor todo o ambiente, mas detalhes com esta característica já promovem o benefício.

Fonte: tikamoon.co.uk



E você, já experimentou sair da monotonia das linhas retas? Os pequenos detalhes em formas curvas já fazem grande diferença na funcionalidade e na estética no espaço.



Para mais dicas como essa nos acompanhe no Instagram e continue nos acompanhando por aqui!



Matéria: Bruna Blanco e Julia Soares - Inside Arquitetura & Design.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page