top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

MESA NATALINA: DICAS E INSPIRAÇÕES


 

O mês de dezembro chega e com ele vêm todas as expectativas e preparos para o Natal. Presentes, decorações e convites especiais para a ceia marcam esta época do ano que não pode passar despercebida. Para isso, a equipe INSIDE Arquitetura & Design separou algumas dicas que vão te ajudar a montar sua mesa natalina. Vale ressaltar que não há uma regra e que não é preciso gastar muito para se ter uma decoração caprichada.

O primeiro passo é escolher as cores que compõem a mesa. Podemos partir dos tradicionais tons que marcam a época -  o vermelho, o verde e o dourado - ou ousarmos um pouco ao buscar novas combinações com prata, roxo, azul, dourado e marrom. Porém, como foi dito, não há regra! Você pode investir na cor que desejar, sempre buscando harmoniosa nas cores e materiais.

A toalha escolhida também deve contribuir com a decoração, mesmo que seja de forma sutil. Uma mesa que será elaborada com variados acessórios pede por uma toalha branca lisa, por exemplo, que não confronte com os outros detalhes. Jogos americanos e passadeiras complementam a toalha e se une à louça, que pode ter formas e cores diferenciadas seguindo o tema proposto.

​Os acessórios que estruturam a mesa devem ser dispostos em pontos onde não atrapalhem os convidados, seja em sua altura ou por estarem próximos das comidas, dificultando o acesso as mesmas. Velas, castiçais, arranjos natalinos ou florais, pinhas e guardanapos decorados são objetos simples e que podem enriquecer a mesa, oferecendo elegância.


Agora basta unir seus gostos com essas dicas e montar uma mesa natalina com a sua cara!

Dê uma olhadinha nessas inspirações que a INSIDE Arquitetura & Design separou para você:

O charme desta mesa está em sua proposta rústica, que se dá por conta da madeira e as folhas verdes.



Potes de vidro que antes guardavam alimentos podem ganhar um novo uso e proporcionar uma linda decoração e diferenciada!

Dourado, verde e branco se complementam e compõem esta mesa com muita sofisticação.



A toalha xadrez e o “jogo americano” de madeira incrementam esta mesa, dando um charme extra à sua simplicidade.


E que tal elaborar uma árvore de natal que além de decorativa, é comestível? Uma ideia linda e saborosa!


Os detalhes brancos e pratos são contrastados pelo vermelho vibrante das taças, toalhas e guardanapos. Um charme!

Não sabe como utilizar as velas na mesa? Una-as com frutas, montando uma composição colorida e diferenciada. Vale ressaltar que famílias com crianças devem tomar certos cuidados com o uso de velas.


Vasos com formatos de garrafas não precisam receber apenas flores! Neste caso, os galhos secos sustentando as bolas de natal são uma boa opção para compor a mesa sem que a visão dos convidados seja prejudicada.



A decoração da mesa natalina pode ser complementada com um objeto especial: os presentes dos convidados!



Para dar um “up” nas velas brancas que, aparentemente, são simples: basta pegar canela em pau e amarrá-las em volta das mesmas com uma fita de juta ou palha!



Para quem não quer ousar nas cores, a combinação de branco e dourado é um clássico cheio de requinte.


Simples e cheia de elegância, esta mesa tem seu charme marcado pela árvore de galhos secos com bolas natalinas. A combinação de vermelho + dourado é um clássico para o natal!



As flores também têm espaço nas mesas natalinas. Porém, opte por modelos que não exalem fragrâncias fortes, isso pode incomodar alguns convidados durante a refeição.



Criar arranjos compostos por velas e plantas é uma ótima opção para quem não quer encher a mesa de pequenos objetos, mas também não quer deixa-la com uma decoração mais simples.


Um prato elevado é uma boa solução para se evitar acidentes com velas. Ao deixa-las um pouco elevadas, não se corre o risco dos convidados esbarrarem no fogo ao se movimentarem para pegar um alimento, por exemplo.



Matéria: Kelly Mussaqui + Inside Arquitetura & Design

Fotos: Pinterest

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page