top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

ESPÉCIES DE PLANTAS PARA UMA HORTINHA CASEIRA NO INVERNO

Atualizado: 13 de jun.


Com a chegada do inverno, surge uma ótima oportunidade para cultivar sua própria horta caseira, pois a temporada de frio é propícia para o plantio de diversos alimentos em casa.


Alguns vegetais podem reagir muito bem às baixas temperaturas, produzindo açúcares extras que os tornam mais doces.

Confira a seguir as plantas que se adaptam naturalmente a esse clima e que podem florescer mesmo nos dias mais gelados!


Espécies de plantas para uma horta caseira no inverno

como plantar repolho em casa

Repolho


O repolho é uma plantinha herbácea de pequeno porte e muito tolerante às temperaturas geladas.


Pode ser plantado em sementes no local definitivo ou transplantado com cerca de 10 cm de altura. Quanto maior o espaço disponível, maiores serão as cabeças produzidas.


Mantenha a irrigação constante e evite que as folhas fiquem em "meia sombra" por mais de 6 horas diárias.



Couve

A couve pode resistir a até -10ºC e deve ser plantada em sementes ou mudas.


como plantar couve em casa

Quanto maior o espaço disponível, maior será o desenvolvimento da planta. Se optar por plantar em vaso, recomenda-se que ele tenha pelo menos 25 cm de diâmetro. O solo deve ser irrigado diariamente, e cortar a ponta do caule estimula seu crescimento.


como plantar agrião em casa

Agrião


De crescimento rápido, o agrião pode atingir mais de um metro de altura e não exige muito espaço.


Pode ser plantado em sementes no local definitivo e a colheita acontece após 70 dias. Além disso, é bastante sensível a secas, portanto mantenha o solo sempre úmido e evite sol direto por muitas horas, pois o excesso de calor pode prejudicar essas plantas. Evite sol direto por muitas horas, pois o excesso de calor pode prejudicar essas plantas.



Alface

como plantar alface em casa

A folha verde se desenvolve muito bem quando plantada em temperaturas frias, independentemente da sua variação (lisa, crespa, romana, etc.). Deve ser plantada em sementes diretamente no local definitivo ou transplantada depois - nesse caso, o ideal é fazer a mudança quando a planta já tiver de quatro a seis folhas, com o solo bastante irrigado. Para colher, corte a planta pela base, deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo para que as folhas possam voltar a brotar.


Beterraba

como plantar beterraba em casa

Por fim, mas não menos saborosa, a beterraba é uma ótima alternativa para ser cultivada em canteiros ou hortas; trata-se de uma espécie enraizada com ciclo bienal. Deve ser plantada em solo leve e livre de detritos, em mudas ou sementes. Não deixe as raízes ficarem expostas. Dependendo da espécie, a colheita é feita de 2 a 6 meses após o plantio, quando a planta atingir 5 cm de altura. Para crescer de forma saudável, deve ser mantida em contato constante com a luz solar e solo levemente úmido, evitando encharcamentos.


 

Lembre-se que a falta de quintal não é motivo para não ter uma horta neste inverno. Basta escolher um local que receba algumas horas de luz solar.


Casas com pouco espaço ou apartamentos também podem dispor de um cantinho para o plantio, veja algumas ideias que separamos para te inspirar:


horta caseira em varanda de apartamento
Acervo: Pinterest
hortinha personalizada dentro de casa
Acervo: Pinterest

horta caseira no quintal de casa
Acervo: Pinterest

horta criativa feita em casa
Acervo: Pinterest

Use a criatividade para criar sua própria horta caseira e aproveite a praticidade de colher alimentos frescos no dia a dia!


Matéria: Caroline Laffront - Inside Arquitetura & Design.  


Comments


bottom of page