• Inside Arquitetura&Design

DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL



O futuro do planeta é a sustentabilidade. Vivemos em tempos onde é preciso repensar o consumo e fazer escolhas mais inteligentes e conscientes.



Todas as áreas da nossa vida uma hora ou outra passarão por algum reajuste que acompanhe o mundo atual em que vivemos.




O planeta clama por uma mudança e cabe a nós optarmos por melhores alternativas para questões do nosso dia a dia. Tendo isso em mente, a decoração certamente também acompanha e continuará acompanhando essa tendência crescente.

Hoje em dia já existem marcas de móveis e objetos decorativos sustentáveis que passam pelo processo de produção de forma menos prejudicial ao meio ambiente e que beneficiam a sociedade como um todo.. Mas, você também pode e deve praticar isso com as suas próprias mãos, colocando os 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) em prática. Reaproveitando itens já usados, você dá um novo significado para o objeto e já ajuda o mundo a ser um lugar melhor. ​

É por isso que hoje separamos algumas ideias e opções para você sair por aí dando um novo sentido para as coisas que já não tem mais o uso inicial para que foram propostas.



CARRETEL DE MADEIRA

Originalmente usado para organizar fios, cabos e cordas, o carretel pode ser transformado em uma linda mesa para sua casa.


Tudo o que você precisa para fazer isso é de uma lixa para madeira, um impermeabilizante e se quiser fazer algo diferente utilize uma tinta acrílica a base d’água e um pincel (se for pintar, usar o impermeabilizante depois e não antes).




GARRAFAS E POTES DE VIDRO

- Transformar em belos vasos para flores e plantas;

- Fazer um minijardim, como um terrário, dentro do pote ou garrafa;

- Usar como luminária;

 - Estilizá-los à sua maneira, fazendo colagem ou pintando-os;

- Transformá-los em porta retratos colocando fotografias dentro do próprio pote;

- Usá-los como porta-treco de diversas coisas, como talheres, pincéis de maquiagem, lápis, canetas e velas.





CAIXOTES DE MADEIRA

Os caixotes de feira podem ser usados como prateleiras, estantes, bancos, caixas organizadoras, cachepôs para plantas, fruteiras e ainda mesinhas para apoiar objetos.


Aqui você também pode usar uma lixa de madeira, um impermeabilizante e tinta. Além de pregos e um martelo se decidir criar.