top of page
  • Foto do escritorInside Arquitetura&Design

CURIOSIDADES NAS DECORAÇÕES DO NATAL


 

No Natal, tudo fica mágico e o clima é cada vez mais envolvente. O espirito natalino cresce a cada enfeite colocado na árvore de natal.


Mas o porquê desse sentimento?


Hoje vamos mostrar algumas CURIOSIDADES DAS DECORAÇÕES DE NATAL!


Os enfeites de Natal têm uma importante função ao dar vida ao espirito natalino. Segundo o professor Antônio de Pádua Serafim, da pós-graduação em Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo, o Natal traz uma espécie de sensibilidade coletiva. “Os adornos natalinos... representam a união, o renascimento e a família.


A decoração de Natal tem uma conexão simbólica muito forte com o reinício. “Nesta época do ano, as pessoas são estimuladas pelos enfeites de Natal a se reinventar e rever posturas... Também é um momento de reaproximação e de se unir por meio da decoração natalina. A ‘sensibilidade coletiva’ que surge no Natal é quase que um paradoxo com o clima consumista e individualista que opera no resto do ano, por isso traz uma beleza única para o Natal.”

 “Não é o objeto em si que é belo, mas a simbologia universal que existe por trás desses enfeites. Ela configura o que chamamos de ‘espírito natalino’”, explica.

Fonte: Getty Images / Istock



1. PRESÉPIO

O presépio é o único símbolo natalino baseado puramente nos Evangelhos.

De tradição cristã, ele é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu. O hábito de montar presépios surgiu na Itália, onde o artesanato, simbolizando a vinda do filho de Maria ao mundo, caiu no gosto popular.

Fonte: Aleteia



2. ESTRELA

Presente na história bíblica, a estrela guiou os três reis magos até o local do nascimento de Jesus.


Usada como enfeite, em especial no topo da árvore de Natal, simboliza o filho de Deus, que é a estrela-guia, o caminho e o sentido da humanidade.

Fonte: Hmjardins



3. PINHEIRO

Os pinheiros são as únicas árvores que mantêm suas folhas mesmo no inverno. Vivo e verde o ano inteiro, representa no Natal a esperança, a alegria e a mudança.

O costume de enfeitar a árvore de Natal remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno. Na tradição cristã, a árvore de Natal simboliza a vida, a paz, a esperança e suas luzes simbolizam as estrelas, o Sol e a Lua.

Quanto ao costume de colocar os presentes natalinos embaixo da árvore enfeitada, foi no palácio da Rainha Elizabeth I, em ocasião natalina, que tudo começou. Sem poder receber pessoalmente todos os presentes que lhe eram entregues, a inglesa pediu para que fossem depositados embaixo de uma grande árvore de seu jardim.

Fonte: Pixabay


4. GUIRLANDA

Para decorar as ruas da Inglaterra, eram usadas flores da espécie sempre-vivas, que receberam significado maior na Alemanha, quando passaram a ser arrumadas em círculo para simbolizar o amor sem fim de Deus.


Quando presente, a fita vermelha decorando as folhas verdes de pinheiro representa a proteção divina, tornando o enfeite ideal para ser pendurado nas portas dos lares. 

Fonte: iStock



5. BOLAS DE NATAL

As coloridas bolas de Natal, colocadas nas pontas dos galhos dos pinheiros ou árvores artificiais, representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria.


De formas e tamanhos diferentes, os enfeites também representam os gestos concretos de amor entre irmãos da Terra.

Fonte: Pixabay



6. SINOS

O instrumento de anunciação das festas populares era principalmente usado no Natal, onde ganhou a adaptação simbólica de que seu badalar informa o nascimento de Jesus Cristo.


Presente nas decorações natalinas como enfeite de porta ou para pendurar na árvore de Natal, o objeto ainda é protagonista de algumas cantigas, como "Bate o Sino".

Fonte: iStock




Gostou das Curiosidades? Precisa de uma ajuda para decoração ou arquitetura? 

Agende um horário com a gente!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page